31 de mar. de 2010

A Importância da Tecnologia na Educação

"Como a implementação da informática na área educacional é recente, muitos se questionam sobre a sua utilização. Não vejo a possiblidade de não utilizá-la, pois não se trata apenas de um instrumento com fins limitados, mas com várias possibilidades, tais como pesquisas, simulações, comunicações ou, simplesmente para entretenimento. cabe a quem vai utilizá-la para fins educacionais definir qual o objetivo se quer atingir , pois mesmo a sua utilização restrita tem importante valor. "
TAJRA (2003: p.45)

Estamos vivendo um momento singular na história da educação em relação ao desenvolvimento tecnológico e a inserção digital, de modo que modificamos nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender. Esse momento introduz novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores já estão presentes e disponíveis em todos os lugares, possibilitando a interação, a informação e vários recursos tecnológicos através da Internet. Na escola, podemos comemorar também, esse momento de desenvolvimento e inserção digital, pois os recursos tecnológicos disponibilizados nos computadores e Internet se tornaram instrumentos aliados ao sucesso do desenvolvimento de dinamização da prática pedagógica. Não há mais dúvidas de que a tecnologia na educação veio pra dinamizar e qualificar o processo de ensino na educação básica. Inclusão digital na escola é colaborar, infinitamente, com a constante construção e formação do conhecimento de todos.

E para você, leitor, por que a tecnologia é tão relevante na Educação? De que forma podemos explorar o uso desta? Será possível romper com práticas pedagógicas apenas instrumentais? Comente e, se preferir, deixe sugestões.

16 de mar. de 2010

Metas e Ações para o ano de 2010

No dia 27 de fevereiro de 2010, realizou-se a primeira Assembleia de Pais da Escola Prof. Noé Abati. Durante o encontro foram discutidas e aprovadas as Metas e as Ações para o ano de 2010. Dentre elas, destacamos: Metas n° 1: Maior compromisso dos pais com a vida escolar dos alunos e redução da chegada tardia à escola. Ações: Encontros e reuniões para discutir o papel da família na educação dos filhos. Metas n° 2: Oferecimento de matrículas para todos; Inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais educacionais especiais; Garantia de ensino de qualidade comprometido com a aprendizagem de todos. Ações: Campanha de matrícula utilizando veículos de comunicação; Encaminhamento de processos para a contratação de segundo professor de turma; Oferecimento de recuperação de aprendizagem no período contra-turno. Metas n° 3: Organização da biblioteca escolar; Garantia do uso da biblioteca por todos os segmentos da escola; Aquisição de um computador, para a biblioteca, conectado a internet. Ações: Disponibilizar um profissional responsável pela biblioteca escoalr que possibilite as condições necessárias para o uso sistemático do ambiente; Planejar o processo ensino-aprendizagem de forma que contemple a pesquisa. Metas n° 4: A permanência do aluno na escola afastando-o das situações de risco existentes na comunidade; Implantar a fanfarra no espaço escolar; Aprendizagem e gosto pelos instrumentos musicais. Ações: Oferecer cursos para aprender a tocar insrumentos musicais (violão e instrumentos de fanfarra); Oferecer matrículas, inicialmente, para alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Metas n° 5: O conhecimento por parte dos alunos das implicações do uso de drogas; Extinção das aglomerações de usuários de drogas em frente ao prédio escolar. Ações: Implementar como eixo curricular, a prevenção ao uso de drogas e de doenças sexualmente transmissíveis; Ativar a escola de pais para estudar medidas preventivas ao uso de drogas; Acionar a segurança pública visando garantir a presença de policiamento nas mediações da escola para evitar o repasse de drogas. Meta n° 6: Organização dos espaços escolares para garantir melhor funcionamento das atividades realizadas na escola. Ações: Disponibilizar um bicicletário para os pais e comunidade em geral, na entrada principal; Controlar a abertura e o fechamento dos portões conforme o horário de funcionamento da escola; Ampliar o bicicletário que são utilizados pelos alunos; Disponibilizar lixeiras, em quantidade suficiente, no pátio externo, para o depósito do lixo. Outras Metas e Ações também foram acordadas e estão registradas no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar.