2 de jun. de 2011

Projeto de Leitura


 
Teatro: Um tesouro a ser descoberto
 
 
JUSTIFICATIVA:


A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo. Assim é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade de modo a formar leitores autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade .


OBJETIVO GERAL:


• Desenvolver o hábito da leitura, com prazer
• Aprimorar o desempenho lingüístico do aluno
• Adquirir valores para uma atividade cidadão

SÉRIES INICIAIS: 1º AO 4º ANO


OBJETIVOS: 

•  Adquirir o hábito da leitura despertando sua opinião crítica e refletir sobre, no seu cotidiano;
• Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente em diferentes situações, utilizando a leitura como instrumento;
• Incutir no aluno a importância da leitura para sua vida futura, seja ela profissional ou cultural;
• Identificar diversos tipos de textos encontrados no dia a dia e ver qual mensagem traz.


ATIVIDADE INICIAL: 21/03


Caça ao Tesouro : Os alunos irão através de pistas procurar o tesouro escondido.Encontrarão um baú onde estará um pirata que irá falar da importância da leitura.






ATIVIDADES:


 Filme: Peter Pan
 Mala Itinerante : cada dia um ou dois alunos levarão para casa uma mala com livros para ler com a família


CONTEÚDOS/ATIVIDADES


Língua Portuguesa:

 Prática da leitura de textos informativos, narrativos, científicos, contos e fábulas. (Tipologia textual);
 Personagens e modo de apresentá-los; interpretação de textos;
 Elementos constituintes de um texto: parágrafos, pontuação; Organização gráfica dos textos; HQ, recados, poemas, narrativas, trava-língua, quadrinhas populares;
 Sequenciação de histórias;
 Produção textual: Confecção de livros, história em quadrinhos. Ilustração de história inspirados na história do Peter Pan, ou em outros contos infantis;
 Leitura e produção escrita traduzindo fotografias e imagens.
 Teatro e dramatização
 Leitura de musicas


Matemática:


 Interpretação de gráficos;
 Situações matemáticas envolvendo a lógica baseado em temas da literatura infanto-juvenil
 Cálculo mental
 Numerais ordinais (baseado nas ordens dos fatos dos contos);

Numerologia

 Operações matemáticas envolvendo informações matemáticas nos contos e fábulas.

Ciências:

 Curiosidades científicas (leitura e pesquisa dos inventores e suas invenções que contribuíram para a humanidade);

Geografia:

 Leitura de mapas (mundi, Brasil, Tubarão, SC)
 Leitura de plantas (sala de aula, da escola, de casas e outras edificações; 
 Leitura do globo terrestre
 Limites e fronteiras nos mapas (Construção de maquetes e gráficos)
 As transformações no espaço pelo homem no decorrer do tempo (paralelo histórico destas transformações por meio de descrição de fotografias e imagens de determinados locais).

A Bela e a fera- Localização( Continente; países)

História:

 Pesquisa e leitura sobre a história da comunidade;
 Identificação das diversidades humanas em cada local com costumes e etnias;
 Resgates históricos;
 Leitura e escrita descritiva de fotografias da história de vida do nosso povo.
 História da vida de Monteiro Lobato


Ensino Religioso:

 Valores que permeiam a família para uma boa convivência; 
 Observação e debates sobre as virtudes encontradas nos clássicos da literatura infantil
 Atividades com desenhos, produção textual confecção de cartazes sobre estes temas.


Artes:

 Improvisações teatrais;
 Atividades de desenho, recortes e colagens

SÉRIES FINAIS: 5º AO 9º ANO


ATIVIDADE INICIAL:


Filme: Mãos Talentosas 

Desenvolvimento da Atividade:

O professor encaminhará o aluno ( conforme o cronograma que dividirá as sessões poe turmas) a sala onde assisitirá o filme, explicando o porque do Projeto de Leitura e sua importância.


MATUTINO


Os professores que estarão com aulas (horário) decorrer do filme, deverão se -se para a sala onde estiver passando o filme para acompanhar o aluno e professor responsável. 

ATIVIDADES:

 Concurso de Contos

O professor trabalhará com os vários tipos de conto, e de cada turma irá escolher os três melhores contos que irão concorrer aos 3 primeiros lugares, que serão escolhidos por uma banca de professores.

 Contação de histórias
 Palestras com escritores tubaronenses_ Dr. Arari
 Minuto da leitura: Do dia até 04/04 até o dia 29/04

Durante o mês de abril nas quartas-feiras, toda a escola parará 15 minutos para leitura.


Portugues:


Professora: Jucilene

 Vários gêneros de Leitura: Tipos de Contos, fábula, poesia, classificados, revistas placas, foto. 
 Atividades sobre o filme Mãos Talentos: Resumo sobre o filme. Analise e Discussão sobre o filme
 Concurso de Contos
 Sarau de Poesias


Professora: Rosana

 Atividades sobre o filme Mãos Talentos: Resumo sobre o filme. Analise e Discussão sobre o filme
 Projeto poesia (em anexo): Produção de poesias ; declamação de poesias de vários poetas brasileiros ;
 Tipos de contos: Pesquisa na sala de informática sobre contos; leitura de contos
 Revista “Veja Mulher”- Leitura de artigos referente a mulher em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher.”

Matemática:

 A importância dos números em nossa vida.
 Panfletos
 Classificados
 Receita de comida
 Numerologia : Cálculos para descobrir o seu número pessoal.
 Leitura do Livro: A matemática da Emília: Monteiro Lobato


Ciências: 

Professora: Luciane

Conteúdo: Animais e Alimentos

 Construção de Almanaque com relação aos conteúdos trabalhados
 Confecção de painéis sobre Transtornos Alimentares
 Pesquisa sobre distúrbios alimentares: Bulimia, anorexia
 Palestra Nutricionista sobre alimentação correta.


Professora: Renata

Conteúdo: Reprodução

 Para o desenvolvimento dos conteúdos e realização das atividades propostas os alunos utilizarão o livro dático, pesquisas na internet e ainda visitas a unidade básica de saúde do bairro.
 Confecção de um painel com as principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e os métodos contraceptivos
 Em equipes os alunos produzirão panfletos com orientações sobre as DSTs.

Geografia:

 Filme: O Contador de História (nacional)
 Documentários sobre os desastres naturais
 Leitura de Imagens atuais
 Localização dos fatos atuais
 Leitura de mapas e gráficos
 Reportagem em foco na atualidade (desastres naturais)
 Diversidade Cultural e cidadania


História:

 Fábulas 
 Fotos
 A história da Enchente de Tubarão: Leitura, reportagens sobre a enchente; Fotos; Painéis; entrevista com pessoas que vivenciaram o fato.

Inglês:

 Leitura e compreensão da música “Woman” – Jhon Lenon
 Atividades (didaction – crossword – translate)
 Texto “Carnival” – Ler e entender; resumir e contar
 Filme: “Gifted Hands”- The Ben Carson Story
 Traduzir o título do filme e entender
 Escolher uma palavra que traduza o sentido da leitura em sua vida
 Produzir um painel com as palavras em inglês
 Traduzir uma parte do texto do Filme “ Gifted Hands”
 Tradução de partes do filme Mãos Talentosas
 Texto
 Livro
 Música


Educação física


 História da educação física 
 Pesquisa de grandes atletas e/ou equipes que tiveram reconhecimento e destaque no cenário nacional e internacional no esporte


Ensino Religioso:

 Historização das crenças

Arte:

 Teatro (Conto)
 Construção de cenários de histórias infantis
 Dramatização de histórias


 CULMINÂNCIA: 20/05


 Exposição dos trabalhos desenvolvidos durante todo o projeto. Cada disciplina terá uma sala onde irá expor os trabalhos .
 Apresentação de Teatro
 Premiação dos Vencedores no Concurso de Poesia


AVALIAÇÃO:


 Participação
 Produção 
 Capacidade argumentativa
 Atitudes e hábitos adquiridos por meio da leitura
 Escrita 
 Oral
 Apresentação de recital e poemas 
 Observações e registros
 etc