Projeto Inclusão Digital na Escola

Projeto Inclusão Digital na Escola

  1. TEMA
Inclusão Digital na Escola: Implantação de oficinas de informática na Escola e criação do blog para a comunicação e socialização de conhecimentos e divulgação de trabalhos.
  1. PROBLEMATIZAÇÃO
O computador não é uma ferramenta é um novo ambiente digital. Foi desenvolvido dentro de um novo paradigma, que não privilegia o ensino como transmissão, pois foi concebido como um recurso para enriquecer ambientes de aprendizagem. Fazer essa inclusão na escola é uma forma de garantir o futuro da criança, que poderá usar o computador para se comunicar e se educar. Nessa perspectiva, buscamos responder às seguintes questões:
- De que forma a inclusão digital irá ajudar a transformar a realidade da comunidade escolar para melhor?
- Como a comunicação virtual auxilia no desenvolvimento das relações e interação entre os diversos membros da comunidade escolar?
- Que habilidades a comunicação virtual irá desenvolver em seus usuários?
  1. OBJETIVO GERAL
- Levar conhecimentos tecnológicos que facilitam o acesso à educação e ao conhecimento.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Capacitar os professores para viabilizar o conhecimento entre aluno – tecnologia - ensino.
- Promover oficinas e palestras com professores e funcionários da Escola com a finalidade de aproximar as tecnologias digitais presentes no dia-a-dia, bem como a utilização de uma nova forma de comunicação.
  1. JUSTIFICATIVA
A inclusão digital é uma necessidade presente nas escolas públicas de nossa cidade. Sabemos que o mundo globalizado em que vivemos possibilita múltiplas oportunidades de conhecimento individual, coletivo e intelectual através do acesso digital. Estando o aluno distante desse acesso, automaticamente encontra-se em desvantagem.
O presente projeto visa propiciar o contato dos professores às novas formas tecnológicas de ensino e aprendizagem, e posteriormente os alunos. Visa ainda angariar parceiros para viabilizar a execução de atividades e cursos voltados para a utilização de equipamentos tecnológicos indispensáveis na era de desenvolvimento.
O mundo cada dia mais se desenvolve e o homem cria novas formas para facilitar seu bem estar. A educação, nessa proposta, deve acompanhar o desenvolvimento, e para tanto, os professores necessitam de capacitação para desenvolver o seu papel: educar.
O caráter interativo da Internet é um dos distintivos mais notáveis dessa mídia. Embora o debate seja amplo entre estudiosos, pode-se dizer que a interatividade diz respeito à relação homem-máquina (ou homem-software) e à relação homem-homem mediada pela máquina. (EDUCAREDE)
A interatividade e a troca de conhecimentos e informações através da internet são fundamentais nos dias de hoje. Observando essa realidade é que pensamos em desenvolver, como projeto piloto, um blog juntamente com um e-mail para a troca de idéias, conhecimentos e facilitar a comunicação entre alunos e professores.
A comunicação é uma necessidade fundamental na vida do ser humano, nesse sentido as invenções tecnológicas favorecem e muito a comunicação entre as pessoas. Ao interagir com o outro através da maquina o aluno pode sentir-se mais a vontade para uma troca de conhecimento espontânea sendo ao mesmo tempo uma forma de desenvolver o hábito da leitura e da escrita. Com o blog o aluno tem a liberdade de ler ou publicar o seu próprio trabalho, além de manter uma rede de pessoas ligadas em um mesmo objetivo: o ensino.
Para que os objetivos sejam alcançados é preciso um monitoramento por parte das pessoas envolvidas, é preciso desenvolver atividades estratégicas e envolver todos em um foco. Com essa rede de troca de conhecimento intra-escolar, tanto professores quanto alunos tendem a ganhar, tanto em experiência, quanto em conhecimento, tendo em vista que a interatividade favorece essas aquisições.
  1. DURAÇÃO DO PROJETO
01 (um) mês, trinta dias.
1ª Semana:
Realização de oficinas de informáticas para os professores..
2ª Semana:
Realização de cursos com os professores e funcionários da escola inscritos no primeiro nível do curso.
3ª semana:
Realização de cursos com os professores e funcionários da escola inscritos no segundo nível do curso.
4ª Semana:
Socialização dos conhecimentos adquiridos, aplicação de atividades práticas no blog escolar, encerramento do curso com entrega dos certificados.
Duração total de 20 horas semanais.
Período do curso: Noturno.
Ministrante do curso: Professora da Sala Informatizada.
  1. METODOLOGIA
Será realizado uma pesquisa com todos os professores e funcionários da escola para saber o conhecimento tecnológico de cada um. E assim separar o curso em nível 1 e 2.
Na 1ª semana, os integrantes participarão de Oficinas de informática com o professor da sala informatizada sobre toda a parte operacional e técnica do curso a fim de aperfeiçoarem suas práticas futuras.
Na 2ª e 4ª semana será realizado os cursos de nível 1 e 2, respectivamente, participarão de curso técnico e prático sobre como utilizarão a rede de computadores como instrumento de comunicação e difusão do conhecimento, bem como a utilização do blog e possível assistência aos alunos.
Encerrando o curso, na 4ª semana, os integrantes realizarão atividades práticas no blog escolar, culminando com a socialização dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e receberão certificado.
  1. PÚBLICO ALVO
Professores e funcionários da escola e das escolas próximas.
  1. RECURSOS MATERIAIS
  • Humanos: Será envolvidos toda a Comunidade Escolar;
  • Materiais: Utilizaremos os computadores da sala informatizada, data show, TV escola, Biblioteca, Internet e outros.
  1. CONCLUSÃO
Com a crescente ampliação dos recursos tecnológicos, nada melhor que utilizá-los a favor da difusão do conhecimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Assim, acreditamos que devido a sua importância, a informática deve ser parte integrante do currículo escolar, possibilitando às gerações futuras educação de qualidade, interatividade com maior quantidade de pessoas e melhor preparação para o mercado de trabalho.
  1. REFERENCIAS
EDUCAREDE , 2010
  1. ANEXO

 
 
 
 
por: Andria da Silva