Projeto Leitura - Mar/Abril 2011


Aula de Língua Portuguesa - Prof. Rosana Lottin


“O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto.” (Manuel Barros)

Justificativa

  A escola deve ser um lugar em que a convivência coma poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos. Queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de ideias e composições.


Fundamentação Teórica

   Escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante atrelada indissociavelmente à prática de leitura. É uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas tem. É um ato que exige empenho e trabalho e não um fenômeno espontâneo.
   É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita. Para comunicarmos oralmente apoiarmos-nos no contexto, temos a colaboração do ouvinte.
   É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando às nossas habilidades um efetivo conhecimento de escrita. (Garcez)
“O poeta afinal, seleciona palavras não do dicionário, 
mas do contexto da vida onde as palavras doras embebidas 
e se impregnaram de julgamentos de valor.” (Bakntin)
   Poesia será nossa opção de trabalho em sala de aula. Cabe-nos propiciar a leitura e escrita do gênero poético sendo mediadores do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

Objetivos
  • Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir, declamar e criar poemas.
  • Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
  • Recitar poesias, explorando os recursos existentes.
  • Destacar autores consagrados.
  • Resgatar sentimentos e valores.
  • Destacar autores catarinenses e Tubaronenses.
Metodologia
  • Apresentar o projeto incentivando a participação.
  • Fazer uma lista dos autores(poetas) mais conhecidos.
  • Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos e estrofes).
  • Apresentação de poesias e autores escolhidos pela turma.
  • Conhecer autores e poemas da literatura catarinense e tubaronense e escolhidos.
  • Declamações de poesias.
  • Organização de murais.
  • Roda de leitura.
  • Pesquisa e leitura na sala de informática e biblioteca.
  • Biografias de alguns poetas (autores)
  • Escolher sua poesia para o Sarau (recital)
  • Produção de um poema individual (ou coletivo)
  • Inscrição para o Sarau
  • Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade?

Cronograma

Março – Abril


Avaliação

A avaliação acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do recital (sarau).

Fotos