"Como a implementação da informática na área educacional é recente, muitos se questionam sobre a sua utilização. Não vejo a possiblidade de não utilizá-la, pois não se trata apenas de um instrumento com fins limitados, mas com várias possibilidades, tais como pesquisas, simulações, comunicações ou, simplesmente para entretenimento. cabe a quem vai utilizá-la para fins educacionais definir qual o objetivo se quer atingir , pois mesmo a sua utilização restrita tem importante valor. " TAJRA (2003: p.45)
Estamos vivendo um momento singular na história da educação em relação ao desenvolvimento tecnológico e a inserção digital, de modo que modificamos nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender. Esse momento introduz novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores já estão presentes e disponíveis em todos os lugares, possibilitando a interação, a informação e vários recursos tecnológicos através da Internet. Na escola, podemos comemorar também, esse momento de desenvolvimento e inserção digital, pois os recursos tecnológicos disponibilizados nos computadores e Internet se tornaram instrumentos aliados ao sucesso do desenvolvimento de dinamização da prática pedagógica. Não há mais dúvidas de que a tecnologia na educação veio pra dinamizar e qualificar o processo de ensino na educação básica. Inclusão digital na escola é colaborar, infinitamente, com a constante construção e formação do conhecimento de todos.
E para você, leitor, por que a tecnologia é tão relevante na Educação? De que forma podemos explorar o uso desta? Será possível romper com práticas pedagógicas apenas instrumentais? Comente e, se preferir, deixe sugestões.