31 de mar. de 2010

A Importância da Tecnologia na Educação

"Como a implementação da informática na área educacional é recente, muitos se questionam sobre a sua utilização. Não vejo a possiblidade de não utilizá-la, pois não se trata apenas de um instrumento com fins limitados, mas com várias possibilidades, tais como pesquisas, simulações, comunicações ou, simplesmente para entretenimento. cabe a quem vai utilizá-la para fins educacionais definir qual o objetivo se quer atingir , pois mesmo a sua utilização restrita tem importante valor. "
TAJRA (2003: p.45)

Estamos vivendo um momento singular na história da educação em relação ao desenvolvimento tecnológico e a inserção digital, de modo que modificamos nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender. Esse momento introduz novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores já estão presentes e disponíveis em todos os lugares, possibilitando a interação, a informação e vários recursos tecnológicos através da Internet. Na escola, podemos comemorar também, esse momento de desenvolvimento e inserção digital, pois os recursos tecnológicos disponibilizados nos computadores e Internet se tornaram instrumentos aliados ao sucesso do desenvolvimento de dinamização da prática pedagógica. Não há mais dúvidas de que a tecnologia na educação veio pra dinamizar e qualificar o processo de ensino na educação básica. Inclusão digital na escola é colaborar, infinitamente, com a constante construção e formação do conhecimento de todos.

E para você, leitor, por que a tecnologia é tão relevante na Educação? De que forma podemos explorar o uso desta? Será possível romper com práticas pedagógicas apenas instrumentais? Comente e, se preferir, deixe sugestões.

5 comentários:

  1. Edmar Nunes de Medeiros, Diretora da Escola5 de abril de 2010 às 07:59

    A tecnologia é importante na educação porque estreita o caminho em busca de conhecimento. Antes, nossos alunos eram obrigados a recorrer a diversos livros para obter informações sobre um determinado tema, sendo que hoje, rapidamente, os estudantes conseguem informações de maneira rápida e eficaz, além da internet proporcionar também confiabilidade sobre determinados conteúdos. Na minha opinião, a tecnologia só facilita o ensino e o aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Benício, ex-aluno da Escola5 de abril de 2010 às 08:34

    Creio que a inserção de tecnologia deve se intensificar e se aprimorar. Nem todas as fontes ainda são confiáveis no processo de pesquisa, mas como a inserção de tecnologia nas escolas é algo novo, muito ainda se tem para explorar. Creio que os nossos professores estão cientes disso e que a grande maioria é a favor da inserção de tecnologia como meio facilitador no desenvolvimento pedagógico.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia é muito importante no processo ensino-aprendizagem, tanto para alunos como para os docentes. Pois auxilia em pesquisas, planejamentos de conteúdos, atividades complementares, etc. Além de ser muito mais atrativo estar envolvidos com as tecnologias do que usar simplesmente os cadernos e livros didáticos.
    Silvana Faísca, Assistente de Educação da Escola

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia na educação é um grande passo, não só para os alunos como também aos professores, é então que surge a importância da formação para o professor e também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.
    Cabe então aos educadores refletirem sobre como podem usar a tecnologia para ensinar melhor.

    ResponderExcluir
  5. Ignorar os recursos tecnológicos é fechar os olhos para o desenvolvimento. A tecnologia é parte fundamental desta “Era” em que vivemos, portanto, otimizar recursos tecnológicos em prol da educação é dever de todos os educadores. Ignorar isso é continuar vivendo e ensinando coisas da idade da pedra.

    ResponderExcluir